quarta-feira, 19 de maio de 2010

Samba

A primeira vez que vi cd na vida, foi na casa de meu amigo João Carlos, que fez uma coisa que até hoje me arrepia: para me mostrar como era resistente, jogou longe no chão e riscou todo, mas mesmo assim continuava tocando. Achei, na medida do possível, legal e horroroso ao mesmo tempo. Depois comprei meu primeiro aparelho e fui à luta para trocar meus primeiros discos.
Mas quero colocar as coisas aqui de forma diferente, mostrar os meus discos da forma que estão arrumados em minha estante: em ordem alfabética por gênero: mpb, black music, blues, rock´n roll, jazz e trilhas sonoras. Vamos lá:

Esse foi o primeiro disco essencialmente de samba que parei para ouvir no meu aparelho novo. João Carlos me emprestou, pois disse que eu era muito chato em relação à música e que precisava abrir meus horizontes um pouco. Foi a primeira vez que ouvi Zeca Pagodinho e Jorge Aragão. O que me pegou nesse disco que nunca mais devolvi, foi uma música cantada por Zeca, chamada "Maneiras", cuja levada me surpreendeu de tal forma que até hoje, passados quase 20 anos ainda me comove de tão bonita. Abri meus horizontes? Só um pouquinho, de forma a me permitir ter outros discos além dos de Paulinho da Viola.
Ah, também bati o carro ouvindo esse disco.


Zeca Pagodinho - Maneiras

O primeiro disco a gente nunca esquece




O primeiro disco que comprei na vida, foi um lp de Elton John, o Goodbye Yellow Brick Road, com o primeiro salário que recebi como office boy, trabalhando no Capi Vestibulares,lá pelos idos dos 1977. O segundo, já foi uma coletanea meio esquisitona de Jimi Hendrix, no outro mes, que depois descobri não existe na discografia do cara. Aparentemente dei um upgrade na cultura musical...Lembro que cai nas graças de meu amigo Miro, que curtia o Kiss. Hoje já não tenho tanta certeza assim, pois descobri que Elton John também tinha seu valor. Mas Jimi continua inquestionavelmente, Jimi.
Depois disso, mes a mes comprava um lp e fui acumulando discos até não mais poder durante todos os anos. Comprava em uma loja que tinha na rua São Bento, cujo nome não vou me lembrar nunca mais e depois passei a comprá-los na Woob Bop. Povavelmente 90% dos meus discos de vinil foram comprados lá, inclusive uma porcaria chamada Frank Goes to Hollywood, que fui o primeiro a comprar e o primeiro a devolver. Ruim demais, mas como tudo na vida tem sempre alguém que goste e já vi gente elogiando a música Relax...Culpem Pepe Escobar por ter escrito que era bom.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Música, música, música!!!!




Eis minha discografia básica, composta de discos e músicas que gosto. Então resolvi compartilhar com algumas pessoas, as experiências que foram desejar, comprar, ouvir e muitas vezes, não ouvir os discos que tenho.
Sejam bem vindos os que aqui vierem, pois as viagens começam agora.