sexta-feira, 18 de junho de 2010

MTV Unplugged



Em 1989, a MTV americana iniciou uma série de shows chamados de Unplugged, dando inicio a uma praga que assolou o mundo todo e no Brasil não foi diferente. Bandas e cantores voltaram à cena depois da gravação de um acústico. Todo mundo queria fazer o seu e claro, encher as burras de dinheiro. A lista completa, segundo a Wikipedia, de todos os acústicos feitos, você pode ler aqui, além de outras informações.
Confesso que só assisti a dois deles na integra: Gilberto Gil e de Paulinho da Viola. Mas era impossível não se ouvir quando se ligava o rádio.
O formato era legal, mas como até as coisas legais enchem o saco, pararam de fazer, o que foi uma excelente idéia.
Esse disco foi comprado ali no Viaduto Santa Ifigênia, em uma barraquinha onde eu comprava fitas cassetes, bugingangas eletronicas e otras coisitas más. Foi uma surpresa, pois nem imaginava que o cara vendesse cds, ainda mais importados. E pior, ele não sabia do que se tratava. Paguei uns R$ 5,00, se não me engano.
Com uma seleção que ia do blues de Steve Ray Vaughn e Eric Clapton, ao pop do 10.000 Maniacs (que eu nunca tinha ouvido), passando por Elvis Costello e R.E.M. e pela grande Annie Lennox.


Annie Lennox - Why

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Rhythm & Blues



Lá nos idos dos anos 1980, foi lançada uma coleção de 7 albuns de vinil que mexeu comigo de um jeito miserável.
Eram albuns duplos e caros, dividido por décadas, num apanhado que compreendia todas as vertentes do rhythm and blues. Caros e para o orçamento de alguém que havia acabado de sair de um casamento, onde o imperioso era economizar, fiquei só na vontade, mas por pouco tempo. Na primeira grana que sobrou comprei o volume 1, que compreendia os anos 1947 a 1952 e tinha gente que nunca ouvira falar: Joe Morris, Tony Grimes entre outros, mas tinha Ray Charles, Ruth Brown e Joe Turner.
Fiquei nisso e quando tive dinheiro para comprar mais alguns, estavam fora de catálogo, esgotados, aquela coisa legal que acontece no Brasil e que depois nego reclama dos sites de discos antigos.
Graças ao advento dos cds, no anos 1990 foram relançados todos e com o preço melhor, mas ainda alto. ( eu já ganhava razoalvelmente melhor) consegui comprar todos os volumes que encontrei e foi no de número 5 que tive a surpresa de descobrir onde foi que Mick Jagger bebeu: a fonte chama-se Don Covay e ouvi-lo cantando See-Saw, é ver Mick se esgoelando.


Don Covay - Somebody´s been enjoyng my home